Aulonocara baenschi - CA's

Nome: Aulonocara baenschi


Biótopo:
Lago Malawi - Aulonocaras

Nome da espécie/População:
Aulonocara baenschi - Pode ser encontrada em Nkhomo Reef perto de Benga / Malawi

Características da água:
Água doce com dureza, temperatura entre 25 - 28ºC e PH entre 7,8 – 8,6

Alimentação:
No seu habitat alimenta-se de invertebrados e larvas de insectos que detecta no areal, selecciona o seu alvo, ataca rapidamente, depois retêm o alvo na boca e expele a areia pelas guelras. Em cativeiro aceita perfeitamente granulado rico em proteína e comida congelada.

Dimorfismo Sexual:
O macho diferencia-se claramente da fêmea, as suas cores deslumbrantes, um forte amarelo/alaranjado com um tom azul reluzente em torno dos maxilares, são inconfundíveis com o tom acastanhado, quase incolor das fêmeas.

Tamanho Médio:
9 a 10cm (Os machos podem atingir os 12cm)

Comportamento:
Pacifico, não é aconselhado terem Mbunas como companheiros, mas sim outro tipo de ciclideos pacíficos (ex: moorii, lithobates e Copadichromis). Pode ainda ser um pouco agressivo para com as fêmeas da mesma espécie.

Reprodução:
Depois de um cortejo, a fêmea faz uma incubação bocal, aproximadamente entre 20 a 30 dias, e pode dar vida entre 20 a 40 crias.

Tamanho mínimo do aquário:
Nunca inferior a 200lts, somente se for para reprodução. Neste caso um aquário com 180lts, será o ideal para 1 macho e 6 fêmeas (um número elevado de fêmeas alivia a agressividade do macho para com as fêmeas).

Outras Informações:
A espécie “Pavão”, como são chamados, são dos Ciclideos mais extraordinários, e o Baenschi não é excepção. São necessários cerca de dois anos até o macho atingir a sua coloração máxima, mas vale bem a espera. Distingue-se de outros “Pavões” amarelos e azuis, devido à sua cabeça e nariz serem bem arredondados.

0 comentários: